Imprensa

1/47Diário Popular - Caderno Zoom

Alquimia na cozinha

O que a vida de atleta pode ter em comum com a de um cozinheiro? Talvez o desejo pelo desafio. Quem sabe, a vontade de se superar. Difícil de explicar, mas quem conhece o irrequieto e criativo Floriano Spiess consegue entender a trajetória do ex-judoca, bicampeão sul-americano e penta brasileiro em luta greco-romana, que se tornou celebrado pelas delícias que cria na sua cozinha fusion. Essas maravilhas lhe renderam o título de Melhor Chef da capital gaúcha, em 2012, pela revista Veja Comer e Beber (2012/2013). Talento que o público da Zona Sul pode conhecer de perto na noite desta segunda-feira (14), quando Spiess será a estrela da quarta edição do projeto Chefs no Chu.

 

O jantar comandado por Spiess está marcado para as 20h, no Chu. No encontro com a clientela do restaurante pelotense, Spiess irá apresentar menu de sete pratos, harmonizados com rótulos da Bodega Nieto Senetiner. Para se ter uma ideia do que será degustado, o Zoom antecipa dois dos três pratos principais: anchova negra ao molho de saquê e camarão, filé ao creme de champagne e camembert sobre galette de baroa e chips de alho-poró.

 

Cozinha de mão cheia

A curiosa trajetória atlética de Spiess se cruzou com a culinária quando o jovem atleta treinava em Cuba, referência na luta greco-romana. Lá ele “encontrou na cozinha uma forma de engordar a receita minguada de atleta, fazendo bico em um restaurante onde pôde aplicar seus conhecimentos adquiridos com a mãe, cozinheira de mão cheia”, conta a assessora Vera Moreira.

 

Finalizada essa etapa, Spiess pulsava em sua alma de alquimista o desejo de criar aromas e misturas. Assim dedicou-se por um tempo ao universo dos cosméticos. Mas espírito de atleta não foge a desafios e foi seguindo os seus instintos que aceitou o convite de uma prima para ajudar na cozinha de um bistrô em Gramado.

 

Logo assumiu o Bistrô Alecrim e um ano depois cursou a Escola de Gastronomia Castelli, estava selado, definitivamente, a parceria com a culinária. De lá para cá, só teve experiências felizes com as panelas. Em Canela surgiu o Le Monde, restaurante com o qual conquistou sua primeira estrela no Guia Quatro Rodas. Há dois anos o empreendimento se mudou para Porto Alegre, resultando mais prêmios. Agora o chef aposta no Floriano Spiess - Cozinha de Autor, endereço na Praça Japão, em Porto Alegre, que divide com a esposa Giuliana Oliveira, responsável pela marca Negrita, de brigadeiros gourmet.

 

Por e-mail o Zoom conversou com Floriano Spiess sobre o seu estilo de cozinhar:

 

Zoom - Como o chef define o seu estilo de cozinhar?

Floriano Spiess - Sempre com inspiração no produto, na matéria-prima, e estudando muito as técnicas que me permitam obter do ingrediente o melhor, potencializar seu sabor original. Por isso privilegio produtos da estação, sempre mais saborosos.

 

Zoom - Quais são as influências mais marcantes nos pratos que cria?

FS - A cozinha asiática me inspira muito, mas bebo em várias fontes da culinária internacional e na nossa, em especial, com a riqueza que o Brasil tem de Norte a Sul. Minha cozinha é uma mistura de tudo o que vejo, provo, pesquiso e sinto.

 

Zoom - A cozinha regional ou os produtos regionais entram, de alguma forma, no cardápio do Spiess?

FS - Com toda a certeza, minhas mais recentes paixões são as nossas carnes de cordeiro e de gado criado a pasto no pampa.

 

Zoom - Com a gastronomia em alta, as pessoas parecem mais curiosas com o tema, está mais difícil surpreender os clientes? As pessoas exigem mais?

FS - Sim, a gastronomia está em alta e isso é uma conquista para todos, os profissionais e o público. As pessoas informadas e abertas a novos sabores são mais exigentes e querem ser surpreendidas. Não acho que seja tão difícil, é mais uma questão de criatividade.

 

Zoom - Para a noite em Pelotas como o senhor pensou o menu?

FS - Para a noite em Pelotas eu escolhi um menu mais clássico, pois o evento é para um grande número de pessoas e é preciso atender a todos os paladares.

 

Serviço

O quê: Chefs no Chu, com Floriano Spiess

Quando: segunda-feira, às 20h

Onde: no Chu Restaurante, rua Andrade Neves, 3.800

Ingressos: R$ 225,00 (menu degustação + harmonização)

E-mail: contato@restaurantechu.com

Reservas: (53) 3225-0250

 

http://www2.diariopopular.com.br/zoom/index.php?n_sistema=3153&id_noticia=ODIxNjk=&id_area=$id_area$

Publicado em 14/04/2014
  1-2-3-4-5-6-7  
WD House
fechar